Nessa reta final de temporada, todo jogo é uma final, ainda mais quando você está na disputa pelos playoffs contra aproximadamente quinhentos times.
O adversário dessa semana é o St. Louis Rams e o jogo ganha ainda mais importância após a inesperada derrota do Kansas City Chiefs na última quinta. Sem mais delongas, vamos aos principais pontos do jogo.
O QUE PODE LEVAR À VITÓRIA?
DEFESA DE SAN DIEGO
Depois de algumas semanas sombrias por parte da defesa do Chargers, a ótima atuação contra o Oakland Raiders no último jogo anima os torcedores. A equipe limitou o adversário à apenas 6 pontos, e inúmeros three and outs (muitos de forma consecutiva).
O retorno de alguns jogadores como Melvin Ingram e Manti Te'o foram fundamentais para essa reerguida da equipe e o longo tempo fora dos gramados parece não ter afetado os dois. Foram destaques da unidade, que novamente conseguiu imprimir certa pressão no QB. Contra um Shaun Hill, a defesa terá que tirar proveito das oportunidades que tiver.
RYAN MATHEWS
Assim como Ingram e Te'o, Mathews também retornou à equipe no último jogo e sua presença em campo já foi fundamental para dar alguma vida ao fatídico jogo corrido do Chargers. Como foi dito dias atrás, foram 16 tentativas para 70 jardas, uma média de 4,5 por corrida - números bem melhores do que seus substitutos.
Apesar de enfrentar uma defesa talentosa e que nos últimos três jogos permitiu em média 45 jardas terrestre por jogo, o RB tem capacidade de se destacar e conseguir conduzir, junto com Rivers, boas campanhas e principalmente, controlando o relógio. Aliás, se o Chargers ainda sonha em chegar aos playoffs, Mathews terá que ser acionado mais vezes.
RETA FINAL DE TEMPORADA
Se San Diego nos últimos anos começava a temporada sonolento, alternando altos e baixos, na reta final a equipe crescia e conseguia boas sequências de vitórias.
- Ano passado ganhou 5 das últimas 6;
- Em 2012, 3 dos últimos 4 jogos;
- Em 2011, 4 de 5;
- Em 2010, 7 das últimas 9 partidas.
Claro que nem sempre os resultados foram suficientes para levar o time à pós-temporada, no entanto, é nessa época do ano que o time solta aquele gás final e, por que não acreditar que esse ano as coisas podem se repetir? Com um record melhor do que era nos anos citados e aliado a esse espírito, o time pode obter sucesso.
O QUE PODE LEVAR À DERROTA?
PASS-RUSH DO RAMS
Possivelmente uma das melhores defesas da NFL. O pass-rush é de dar inveja, principalmente por conta de Robert Quinn. Foram 18 sacks nas últimas 5 partidas (o Chargers tem 17 na TEMPORADA). Enfim, contra uma linha de pedestres de San Diego, Philip Rivers deve ver muitos jogadores adversários pendurados em sua cabeça.
Semana passada, o time segurou o Denver Broncos de Peyton Manning à apenas 7 pontos (NO JOGO TODO). Não é qualquer defesa que consegue tal desempenho, e é fato que o ataque comandado por Rivers não vive seus melhores dias. Ao que tudo indica, veremos mais uma partida com domínio das defesas.
PHILIP RIVERS
"Como que o Rivers pode levar o time à derrota?". Simples, ele não vem atuando bem há algum tempo (ratio de 57 nos últimos 3 jogos contra 85 dos primeiros 6) e sofrendo com uma lesão que todo mundo tenta esconder. Essa semana, após todo burburinho ele esteve no Injury Report com uma suposta lesão no peito.
É fato que ele está sendo pressionado como nunca (ao menos na era McCoy), e que seus recebedores, de alguma forma, não estão conseguindo render o que vinham rendendo no começo do ano, mas já cansamos de ver o QB atuar com todas essas adversidades e ainda assim fazer um belo jogo. É isso que todos esperam dele domingo, caso contrário, poderá ser um longo dia.
ST. LOUIS RAMS
Eu sei que esse não é melhor subtítulo, muito menos criativo, mas serve para alertá-los de que o time do Rams é perigoso. O record de 4-6 deles enganam muita gente que gosta apenas de números. Das 4 vitórias da equipe, 3 foram contra nada mais, nada menos que Denver Broncos, Seattle Seahawks e San Francisco 49ers, que querendo ou não, são mais fortes que o Chargers.
"Não julgue um livro pela capa", muito menos um time da NFL. O Rams vive um ótimo momento e pode sim ganhar em San Diego.

