sábado, 4 de maio de 2013


O "blind side", que podemos traduzir literalmente para "lado cego". Quando um quarterback vai realizar um passe, ele não possui a visão do lado aposto ao braço que ele arremessa, ou seja, no caso do Rivers, ele não enxerga o lado esquerdo da linha ofensiva. Com isso, os times de futebol americano sempre colocam o seu melhor offensive tackle no lado cego.

D. J. Fluker como dissemos anteriormente no blog (leia a análise sobre a escolha aqui), joga no lado direito da linha ofensiva. Logo após o Draft, muito se especulou sobre Bryant McKinnie assinar um contrato com o Chargers, porém Bryant renovou com o time do Ravens por mais dois anos.

Todos sabemos que o Rivers apesar de todo talento, possui uma mecânica horrivel de deslocamento e arremesso, portanto precisa confiar em um Left Tackle. Discutiremos então aqui em nosso blog, as opções que ainda temos disponíveis.

ELENCO ATUAL

Mike Harris

Nós todos sabemos o que o Mike Harris pode fazer, ou melhor, o que não pode fazer: proteger o lado cego do Rivers. Devido ao grande número de contusões do então titular da posição Jared Gaither, Harris que entrou na liga em 2012 como undrafted free agent (jogador novato que não foi escolhido no Draft) teve algumas boas performances, mas no geral, deixou muito a desejar. Harris é um garoto jovem e disposto a aprender. Talvez ele mereça uma chance.

King Dunlap

Dunlap chegou ao Chargers nessa temporada após ter defendido o Philadelphia Eagles. Porém será que Dunlap é bom jogador? Caso você pergunte para um torcedor do Eagles a resposta será clara: NÃO! Porém, Dunlap entrou como titular após a lesão de Jason Peters (que possui 4 seleções para o All-Pro e 5 seleções para o Pro Bowl). Além disso, o quarterback do Eagles é Michael Vick, um jogador que possui muito mais mobilidade do que Rivers e que improvida muito mais em jogadas, o que faz o trabalho do left tackle ser muito mais complicado do que ele já é.

Agora você me diz: "Mas o Vick se machucou e quem jogou foi o Nick Folk que não se move tanto no pocket". Porém Nick Folk é um quarterback que tende a segurar a bola mais do que o comum para realizar um passe.


FREE AGENTS OU TROCAS

Mike Harris não é unamidade, muito menos Dunlap, não citei os rookies que entraram sem ser draftados por conhecer nenhum dos jogadores, mas faremos de conta que nenhum jogador do roster agradou nossa comissão técnica. Quais são as opções do mercado?

Max Starks

Max está no time do Steelers desde 2004, foi titular durante os 16 jogos da última temporada e provavelmente é o melhor left tackle disponível no mercado nesse momento, foi titular de dois títulos de Superbowl. O cara é excelente, vamos contrata-lo! Calma...

Talvez Max seja a solução, porém ele não possui mais o mesmo físico de quando ele foi ao Superbowl em 2009 portanto é bom algum cuidado.

Na temporada de 2011, Max Starks sofreu um lesão no tendão de aquiles que fez com ele não participasse da temporada. Porém aos 31 anos, Starks ainda é consistente, como pudemos acompanhar na semana 14 da temporada de 2012, quando Ingram e Liuget tiveram muito trabalho para chegar ao Big Ben. Ele também participou de mais snaps que quaquer outro jogador da linha ofensiva do Steelers.

Como disse anteriormente, Max Starks pode ser a solução, mas a sua idade e a lesão recente devem ser tratados com cautela.

Demetress Bell

Outro jogador ex-Eagles, porém esse atualmente está sem time. Na temporada de 2011, Bell assinou um contrato de 5 anos e $34.5 milhões de dólares, porém foi dispensado após uma temporada terrível em 2012.

Porém, vale lembrar que não foi somente Demetress Bell que teve uma temporada ruim. Todo o time do Eagles decepcionou, jogadores defensivos e ofensivos. Sim, ele teve uma temporada desastrosa em 2012 e foi dispensado no ano seguinte em que assinou um contrato milionário. Porém ele possui apenas 28 anos e já trabalhou com Joe D'Alessandris (nosso técnico de linha ofensiva) no Bills de 2008 até 2011. Demetress Bell é sim uma opção.

Brenden Albert - através de troca com o Kansas City Chiefs

Brenden assinou um contrato com o time de Kansas e ja possui garantidos $9.8 milhões de dólares para receber. Porém ao selecionar com a primeira escolha geral do Draft o left tackle Eric Fisher, o Chiefs mostra que está disposto a realizar uma troca por Brenden. Brenden possui um histórico de lesões nas costas, que inclusive fizeram ele perder três jogos na temporada passada.

O Chiefs liberou Brenden para negociações, porém Brenden está solicitando um salario de aproximadamente $9 milhões de dólares por ano.

Eugene Monroe - através de troca com Jacksonville Jaguars

Jacksonville no Draft de 2013 escolhou um dos melhores jogadores de linha ofensiva disponível (talvez o melhor), Luke Joeckel. Porém Eugene Monroe é um dos melhores jogadores de linha ofensiva atualmente na liga e caso Jacksonville aceite um troca, ele deverá nos custar no mínimo uma escolha de segunda rodada (talvez de primeira) no Draft de 2014.

Monroe está com 26 anos e esse ano é último do seu contrato com o Jaguars e provavelmente irá solicitar um grande valor para renovação ou para jogar em outro time. Jacksonville não chegou a se pronunciar oficialmente sobre uma troca ou a renovação de contrato de Monroe, porém com uma boa oferta a troca tem chances de ocorrer.

Mas a grande dúvida é: caso o Jaguars aceitem fazer a troca, vale a pena "comprometer" o salary cap contratando Monroe?

O QUE FAZER?

O teto salarial da liga não é uma amiga nossa nesse momento e devemos ter cuidado. O time do Chargers está em reformulação e entregar montes de dinheiro e/ou escolhas do Draft podem fazer com que essa reformulação vá por água abaixo.

Claro que existem outras opções no mercado e também jogadores que não foram draftados que podem entrar nessa lista, porém, eu daria uma chance a um dos jogadores do nosso roster. Tivemos a pior linha ofensiva da temporada passada com Harris como titular enquanto Dunlap jogou em um time onde todos tinham esperanças, porém não conseguiu bons resultados.

Então King Dunlap seria a minha escolha. E caso ele não produza bons resultados, ano que vem teremos bons nomes disponíveis no Draft, como por exemplo Jake Matthews (Texas A&M), Cyrus Kouandjio (Alabama) e Taylor Lewan (Michigan). Como nesse draft, muitos times escolheram jogadores de linha ofensiva, talvez o mercado para jogadores dessa posição ano que vem esteja bem menos movimentado.

Qualquer que seja a escolha do Telesco será um tiro no escuro e sempre existe a chance do sucesso e a chance do fracasso.


Comentários: