Depois de se lesionar logo na segunda partida da temporada regular contra o Seattle Seahawks, Ryan Mathews perdeu um tempo considerável e só retornou aos gramados no último domingo contra o Oakland Riaders.
Durante o período que esteve ausente, o jogo terrestre do Chargers passou por maus bocados e dependendo quase que exclusivamente de alguns lampejos de Branden Oliver. Este conseguiu, até certo momento, dar conta do recado, mas quando o calendário apertou, a falta de um Running Back mais efetivo (para não dizer 'melhor') fez falta.
Nos 7 jogos sem Ryan Mathews em campo, foram 4 vitórias e 3 derrotas, e uma excelente (ironia) marca de 3 jardas em média por tentativa de corrida. Claro que a culpa não é só dos RB's, sabemos que a linha ofensiva tem uma grande parcela nesse, digamos, fracasso. No entanto, em seu primeiro jogo no retorno, Mathews acumulou 70 jardas em 16 tentativas (4,5 em média) e com os mesmos pedestres (linha ofensiva). Não é uma marca excepcional, mas já serve para animar os torcedores.
Ano passado, o Chargers chegou em certo momento da temporada com 5 vitórias e 7 derrotas, e Mathews tinha uma participação limitada nos jogos. No período citado, o camisa 24 tinha em média 16 tentativas por jogo e 65 jardas. Nos últimos 4 jogos, McCoy deu a bola para o RB que otimizou seu desempenho, acumulando 26 tentativas e 116 jardas em média. O resultado? 4 vitórias e uma vaga garantida nos playoffs (após alguns milagres, convenhamos).
Atualmente o time está 6-4, mas com uma tabela desfavorável pela frente e uma briga muito mais acirrada pela pós-temporada. O retorno de Mathews representa a chance de repetir uma fórmula que deu certo ano passado.
Para o sucesso de Rivers é necessário que o jogo terrestre se estabeleça e o RB em questão tem a capacidade de dominar a defesa adversária e assim tirar a pressão do QB. Rivers não está em sua melhor condição física, e fazer ele arremessar 30 passes por jogo não é melhor maneira de tentar ganhar uma partida. Aliás, são nesses jogos em que ele comete erros infantis.
Caso Mathews tenha sucesso em seu retorno, tudo leva a crer que o ataque do Chargers volte aos seus melhores dias, justamente na parte mais importante da temporada e com isso possa acumular as vitórias necessárias para chegar aos playoffs.